Palestras Católicas

Uso do Véu na Santa Missa

Posted in Castidade by irmãzinha on 24/02/2009
View this document on Scribd

A projeção Uso do Véu na Santa Missa faz uma reflexão sobre o retorno desse antigo e piedoso costume que implica maior reverência a Nosso Senhor presente de uma forma toda especial na Santa Igreja Católica. Serve também como lembrete da necessidade de modéstia especialmente nos lugares santos. Se deseja baixá-la em seu computador, clique em veu_na_santa_missa.

O pudor e o uso do véu na Santa Missa, uma reflexão

Durante a Santa Missa, participamos do espetáculo de amor que o Deus Pai nos reserva através do sacrifício incruento do seu filho amado, Nosso Senhor Jesus Cristo. Compreender esse mistério é impossível, mas ter reverência a ele não o é.

Reverência implica respeito que vem do interior do nosso coração e se exterioriza através de atitudes. A primeira e maior reverência a Nosso Senhor acontece na conversão pelo Sacramento da Penitência, posto que receber a Hóstia Santa em pecado mortal é um grande erro, é um sacrilégio.

Quando passamos diante do Sacrário, temos obrigação de ajoelharmo-nos  (se tivermos saúde para tanto, se não, pelo menos inclinar a cabeça) como se faz diante dos reis, tendo consciência de que Aquele é o Rei do Universo, nossa Divina Majestade. O pudor não pode ser esquecido, é conveniente que as vestes cubram nosso corpo com decência em todos os lugares e, em especial, nos momentos da Missa em que a modéstia deve nos orientar, pois o centro d’ela é Jesus e não os nossos caprichos ou vaidades.

O uso do véu, para as mulheres obviamente, é um desses atos de reverência que podem ser utilizados, apesar de ter sido suprimida sua obrigatoriedade canônica. Diante do quadro atual da falta de delicadeza para com Nosso Senhor, é também um protesto na forma de lembrete em prol do respeito ao sagrado, por isso é bom que quem use o véu tenha cuidado no modo de se vestir e se portar na Santa Missa (e fora desta). Aconselho, para o bem e a salvação da humanidade, que se ofereça esse gesto de piedade em reparação pelas almas que fazem uso de modas escandalosas.

Esse costume, definitivamente, chama atenção das pessoas, mas não do modo como uma mulher impudica o faz, muito pelo contrário. Como tem um sentido dentro do Rito Litúrgico e frente aos Sacramentos da Igreja, a mantilha ressume sinais: tentaremos demonstrar alguns em seguida, diante desse contexto sagrado e da própria missão da mulher no mundo.

Quando Deus criou o homem, viu que não era bom que ficasse só, então disse: “vou dar-lhe uma ajuda que seja adequada” (Gn 2,18). Essa ajuda, todos nós sabemos qual foi: a mulher. Por isso, nos diz o filósofo Julián Marías que a missão da mulher é impelir para cima: acima de si mesma e do homem. A realidade da mulher, portanto, não se manifesta abertamente, pois o que nos eleva aos céus é a riqueza da vida interior. O pudor, dessa maneira, denuncia esse sublime interesse, convida ao homem a alcançá-lo e à mulher a vivenciá-lo, o que é, no final das contas, valorizar a si mesma.

Marías explica que as linhas do rosto feminino desenham uma clausura: a mulher está sempre um pouco atrás da sua face. Por isso o véu lhe “cai tão bem”. Inspira sossego e resignação. Hodiernamente, as pessoas desprestigiam essas virtudes porque se negam a enxergar a futura velhice, a enfermidade, a ausência e até a morte que fazem parte da vida. Porém, é elegante constatá-las para não nos esquecermos da nossa limitação e que se “do pó viemos, ao pó retornaremos”, por isso nada mais urgente do que “convertermo-nos e crermos no Evangelho”.

Ante essa missão antropológica que as mulheres possuem, em um Rito Litúrgico, a mantilha se adapta como luvas em mãos. Na Santa Igreja, deixamos os problemas do mundo para trás a fim de nos abrigarmos à sombra das asas do Altíssimo, pois seu “fardo é leve” e seu “julgo é suave”. Ao nos encontramos em frente a essa instituição divina, ficamos a um passo desse manancial de misericórdias. Colocamos, então, o véu que representa a fina distinção do ambiente de onde vimos para aquele onde adentramos.

A Irmã Patrícia Therese diz que o véu motiva a mulher a inclinar a cabeça em oração silenciosa, isto, de fato, é o que todos devemos fazer quando nos encontramos no Templo de Cristo, por conta da grande beleza e mistério de Jesus Sacramentado. Nossa submissão a Deus é evidenciada pela coberta da cabeça e, sendo a mulher representante da humanidade, relembra-nos que esta, para seu próprio bem, só terá ordem quando for obediente ao verdadeiro Rei que é Cristo: “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,6).

Com toda a certeza, o mundo reage contra isso porque não quer que as coisas se coloquem nos seus devidos lugares, já que sabemos quem é seu “príncipe”. Felizmente, tal celeuma não é capaz de alterar a realidade (não se esqueça o que a Virgem Maria já nos prometeu: no final, seu Imaculado Coração triunfará), ainda que essa resistência a torne mais problemática.

A mulher que faz, pois, uso de uma mantilha nas Santas Missas e capelas em que Cristo está presente, manifestando através desse gesto de piedade exterior suas prudentes escolhas internas, permite, enfim, que quem a cubra seja o próprio Jesus.  O uso do véu se converte em apelo à vida espiritual e à submissão da humanidade a Deus. Por isso, faço minhas as palavras de Ir. Patrícia: “use sua mantilha com prazer” e que Deus lhe abençoe.

***

Adoro Te Devote

Com devoção Te adoro, ó Divindade oculta, em verdade escondida sob essas figuras (o pão e o vinho). A Ti meu coração todo se confia, porque ao contemplar-Te cai e desfalece. A vista, o gosto e o tato em Ti já nada alcançam, mas só de ouvido eu creio e tenho fé, pois creio no que disse o Filho do Deus vivo; e nada há mais verdadeiro que a Palavra da Verdade. Na Cruz somente estava oculta a Divindade, mas aqui também o está a humanidade; contudo, creio e confesso uma e outra, e peço o que pedia o ladrão arrependido. Como Tomé, não vejo as chagas, contudo Te confesso por meu Deus. Dá-me ter sempre crença em Ti, maior esperança e maior amor! Ó memorial da morte do Senhor! Pão vivo que ao homem dás a vida. Que a minha alma sempre de Ti viva, doce lhe seja sempre o Teu sabor. Pio Pelicano, bom Senhor Jesus, impuro sou, purifica-me em Teu sangue, de que uma gota só pode limpar o mundo todo de qualquer pecado. Jesus, a quem oculto agora vejo, dá-me, peço-Te, o que tanto aspiro, e é, de face já sem véus, na glória contemplar-Te eternamente. Amém.

***

A música da Projeção “Uso do Véu na Santa Missa” chama-se Je suis chrétien , o que significa “Eu sou cristão” do francês.  Após cada estrofe, vocês podem conferir uma tradução livre.

(Refrain)
Je suis chrétien!
Voilà ma gloire,
Mon espérance et mon soutien,
Mon chant d’amour et de victoire:
Je suis chrétien!
Je suis chrétien!

Eu sou cristão!
Eis a minha glória,
Minha esperança e meu apoio,
Meu canto de amor e de vitória:
Eu sou cristão!
Eu sou cristão!

 Je suis chrétien! le saint baptême,
D’un jong cruel m’a délivré,
Et m’arrachant à l’anathème,
A vous, Seigneur, m’a consacré.

Eu sou cristão! o santo batismo,
De um jogo cruel me libertou,
E me arrancou do erro,
A vós , Senhor, me consagrei.

Je suis chrétien! j’ai Dieu pour Père;
Je veux l’aimer et le servir;
Avec sa grâce que j’espère,
Pour lui je veux vivre et mourir.

Eu sou cristão! eu tenho Deus por Pai;
Eu quero O amar e O servir;
Com sua graça que eu espero,
Por Ele vou viver e morrer.

Je suis chrétien!  je suis le frère
De Jésus-Christ, mon Rédempteur;
Je le suivrai jusqu’au Calvaire,
Portant ma croix avec bonheur.

Eu sou cristão! eu sou o irmão
De Jesus Cristo, meu Redentor;
Eu O seguirei até o Calvário,
Levando minha cruz com bondade.

Je suis chrétien!  je suis le temple
Du Saint-Esprit, du Dieu d’amour;
Celui que tout le ciel contemple
En moi veut faire son séjour.

Eu sou cristão! eu sou o templo
Do Espírito Santo, do Deus de amor;
Aquele que todo o céu contempla
Em mim quer fazer sua morada.

Je suis chrétien! ô sainte Église,
Je suis fier d’être votre enfant;
A vos décrets ma foi soumise
Accepte votre enseignement.

Eu sou cristão! ó Santa Igreja,
Sou orgulhoso de ser vosso filho;
A vossos decretos minha fé é apresentada
E aceita vossos ensinamentos.

Je suis chrétien!  sur cette terre
Je passe comme un voyageur:
Tout ici-bas n’est que misère,
Rien ne saurait remplir mon coeur.

Eu sou cristão! sobre esta terra
Eu passo como um peregrino:
Tudo aqui em baixo não é mais que miséria,
Nada saberia preencher meu coração.

Je suis chrétien! j’attends, je prie,
Je reste ferme en mes combats,
Les yeux fixés sur ma patrie,
Le ciel, où Dieu me tend les bras.

Eu sou cristão! eu espero, eu rezo,
Eu permaneço firme nos meus combates,
Os olhos fixos sobre minha pátria,
O céu, de onde Deus me estende os braços.

 

About these ads

13 Respostas

Assinar os comentários com RSS.

  1. [...] Não se trata de saudosismo nem “tradicionalismo” é sim devoção e preceito bíblico. Mulheres! não tenham vergonha, use o véu nas missas… comecem a dar o exemplo! Fonte: http://dominusvobis.blogspot.com/2009/02/o-uso-do-veu-mantilha-na-santa-missa.html vejam tambm o site http://palestrascatolicas.wordpress.com/2009/02/24/uso-do-veu-na-santa-missa/ [...]

  2. victor said, on 27/08/2010 at 4:43 pm

    oiiiiiiiiiii gente euuuu acho que todas as mulheres deviam a usar o veuu na missa , acho que rogaria uma bela doutrina como a da nossa rival congregaçao

  3. Gesiel Barbosa said, on 07/12/2010 at 10:05 am

    Olá, Graça e Paz de Cristo.

    Fabricamos véus de vários modelos e tamanhos, pretos, brancos, véus para 1ª comunhão, etc… Se houver interesse por parte da paróquia de vocês em São Paulo-SP, podemos enviar fotos e valores. “Modéstia e elegância, use seu véu com prazer”.
    Basta nos contactar pelo e-mail veus.veus@hotmail.com

    Gesiel Barbosa

  4. joaerre said, on 08/01/2011 at 8:36 am

    gostaria de receber, o uso do veu na santa missA POR EMAIL.

  5. irmãzinha said, on 08/01/2011 at 12:39 pm

    Se deseja baixar a projeção no seu computador, click em:

    http://palestrascatolicas.files.wordpress.com/2009/02/veu_na_santa_missa.ppt

  6. Paulo Teixera said, on 19/01/2012 at 8:32 am

    USO DO VEU.

    Uns dizem que é retocesso outros que é neocatolicismo.
    Não tenho uma opinião formada mas acho que o problema é que as mulheres em sua maioria devido a vaidade e desconhecimento das leituras da biblia deixam de usar o veu.
    Veja o que ocorre não temos, durante a missa, homens usando chapeu ou bones ou seja cobrindo a cabeça, conforme cita Paulo em Romanos “a mulher deverá cobrir a cabeça e os homens deverão ter a cabeça descoberta”
    Ha pouco tempo durante uma missa entrou um homem com a cabeça coberta com um bone, uma mulher correu e tirou o bone do homem, mas ela não tinha a cabeça coberta por um veo.
    Observem bem as missas realizadas pelo Papa as mulheres cobrem a cabeça com o veo (mulheres de presidentes sejam da França, America e de outros paises e mulheres convidadas para participar da missa) .
    Hoje em dia nem as irmãs usam o veo acredito que seja uma abertura dada pela Santa Igreja e gostaria de saber quando esta orientação foi dada para conhecer mais sobre o assunto.
    Com veu ou sem veu o importante é que haja sempre obediencia a Deus

  7. irmãzinha said, on 19/01/2012 at 11:46 am

    Olá Paulo,

    Antes da reforma do Código de Direito Canônico, expressava-se claramente sobre a necessidade do uso do véu na Santa Missa. Porém, com a reforma, isso foi suprimido do Código, o que não significa que esteja proibido ou tenha que ser deixado de lado porque está escrito sobre tal necessidade nas Sagradas Escrituras, como o Sr. mesmo esclareceu.

    De qualquer modo, a mudança nos costumes, nas vestimentas, torna o uso do véu nas mulheres um tanto ridículo porque não usam saias e sim calças compridas, ou fazem uso de modas muito vulgares, com decotes reveladores e outras partes do corpo a mostrar. Tudo isso, aliado a um clero sem suficiente instrução e moralidade ajudou na decadência dos costumes morais entre católicas (que se vestem sem pudor algum até dentro da Igreja) e católicos (com seus bonés de moleque e calças curtas dentro da Igreja).

    Como hoje a situação entre as mulheres está tão drástica a ponto de terem perdido a noção de pudor nos diversos ambientes, tornou-se mais urgente a reforma no modo de se vestirem do que a polêmica sobre a obrigatoriedade do uso ou desuso do véu. Se o véu imprime um caráter de dignidade, feminilidade e pureza, torna-se ridículo utilizá-lo com mini-saia ou calças compridas, mais vale que as moças aprendam a se portar e se vestir, antes, com decência, especialmente no ambiente sagrado da Igreja, do que isso. O segundo passo seria, justamente, o uso do véu na Santa Missa. Tudo por etapas, porque, nos tempos em que vivemos, temos de ir devagar com o andor porque os “santos” e as “santas” são de barro muito frágil, mal educado e cheio de lama.

    Assim penso.

  8. Sarah Branco said, on 18/02/2012 at 10:02 am

    Moro em Itararé- SP. Meu coração anseia pelo véu, mas os padres daqui não gostam. Por isso nunca usei. Um monge disse que eu não devo usar para não chamar a atenção na igreja, que o véu deve ser usado no coração. Jamais vou desobedecer o padre e me tornar motivo de escândalo na igreja com o meu véu. Sei que aqui em minha cidade posso entrar de tomara-que-caia, de mini-saia, de calça justa, menos de véu. Me sinto infeliz e incompleta na missa. Tenho pensado em me mudar para uma cidade onde as mulheres possam usar o véu na missa sem constrangimento. Lamento não ter vivido naquela época em que as mulheres tinham o direito de serem modesta, discretas e de se vestirem com dignidade.

  9. Riana said, on 23/02/2012 at 4:23 pm

    Paz e Bem

    A minha situação é a mesma da sua Sarah Mas a obediêcia se deve a palavra, o modernismo entrou na st. Igreja de uma forma.. que já tinhamos previsto por isso siga seu coração porque o Senho te pede isso…vou comerçar a usar o meu tambem e estarei rezando por você.. não se mede sacrificios quando falamos da vontade de Deus

  10. Bete said, on 14/05/2012 at 5:29 pm

    Quero partilhar com vcs irmãs em Cristo, Sarah Branco e Riana. Comecei a usar o véu ontem na minha paróquia, havia falado com o padre antes ele disse “que era até ridículo usa-lo hoje em dia, pois já caiu em desuso”, mesmo assim usei, até mesmo pq ele não me proibiu. E me senti muito bem. Sarah, converse com o seu padre, explique para ele, acredito eu q ele não possa proibir o uso, claro que devemos obediência a eles.
    E agradeço muito o Diácono da minha paróquia, foi ele que me mostrou esse site. E ao lê-lo se confirmou mais ainda em meu coração a vontade de usar o piedoso véu. Paz e Bem.

  11. Tatiana said, on 20/05/2012 at 12:49 am

    acho q devemos fazer um apelo as legionarios…pois maria nunca apareceu sem veu então seus fies q sejam os primeiros a retornar uma beliisima demosntração de respeito como ensinou minha mae qundo lhe mostrei um veu q ganhei de uma amiga crente…naum devemos se preocupar com oq vao pensar e me desculpe ate msm nosso paroco..pois eh assim q diz Deus q por ele seremos perseguidos mais a ele e maria q devemos divulgar e naum ao q pensao os homens…

  12. Tatiana said, on 07/06/2012 at 7:48 pm

    keria uma resposta da irmazinha sobre a mesagem acima

  13. irmãzinha said, on 10/10/2012 at 2:48 am

    Querida Tatiana,

    Olha só quanto tempo para lhe responder: perdoe-me o desleixo. Penso que as pessoas devem respeitar sua decisão de usar o véu. Acho que as pessoas se preocupam muito em falar da vida alheia. Aconselho também que peça a um padre piedoso para abençoar o seu véu a fim de que também seja um sacramental. Se você se sente bem utilizando o véu, se é um gesto puro de amor à Santa Igreja e à Santa Missa, não deixe de utilizá-lo. E uma última coisa: reze por todas as pessoas que lhe criticam por isso, reze pela conversão dessas pessoas, para que usem roupas decentes aos olhos de Deus e para que se preocupem com o estado espiritual em que se encontram e não com a vida alheia.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: